Pesquisas recentes salientam o aumento do número de empresas que empreendem programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas amparados por recursos tecnológicos. Nesse sentido, evidencia-se o crescimento dos programas de educação corporativa que utilizam tecnologias de educação à distância, separadas ou combinadas com treinamentos presenciais. A pesquisa parte da discussão a respeito dos programas virtuais de educação corporativa que utilizam o e-learning para garantir a disponibilidade e acessibilidade de conteúdo aos seus usuários. Realizou-se um estudo de caso em uma instituição bancária brasileira de grande porte que utiliza programas de educação corporativa à distância baseados em e-learning. As percepções do respondente foram analisadas sob a ótica do princípio da disponibilidade, exposto por Éboli em 2004. Constatou-se que apesar das limitações de infraestrutura tecnológica existentes em diferentes partes do país, a adoção do e-learning configura-se como estratégia essencial para garantir a disponibilidade e acessibilidade dos programas de educação corporativa aos seus funcionários, confirmando as hipóteses de pesquisa e a literatura referenciada.
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