RESUMO
Código: 100
Tipo: Relato Técnico
Área: Sustentabilidade
Tema: Tópicos especiais em Sustentabilidade

 

Abrir
Arquivo

 
Estratégia de Educação Empreendedora Ativa: A Puffpet Indústria Universitária Como Experiência do Fazer-saber
 

As expectativas dos estudantes, da era digital, do curso de Administração, exige novas performances de docentes. A complexidade do problema, provoca forte reflexão do papel do professor em sala de aula. Este estudo propõe repensar práticas pedagógicas, apoia-se em Dewey e articula-se com a metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Descreve a estratégia de método de ensino (técnica) de educação empreendedora ativa, uma experiência realizada em uma instituição pública de ensino superior, com a criação da empresa fictícia “PuffPet Indústria Universitária” pelos acadêmicos, com o reuso de garrafas pet, em puff. Os gestores-estudantes da indústria universitária aprenderam a aprender, a conviver, a integrar pessoas e ecossistemas inovadores, com práticas de gestão, compartilhando o conhecimento de produção dos puffs, por meio de oficinas. Esse espaço de criação e produção acadêmica foi alcançado, pela atuação docente como facilitador na mediação do processo de aprendizagem, no entendimento que o ensino requer respeito à autonomia e à dignidade do sujeito. Com a observação e a escuta pode-se perceber os anseios discentes. Os procedimentos efetivados estimularam a aprendizagem ativa, dinâmica, progressiva com o propósito do discente protagonizar a sua história, na aposta de se emancipar, tornando-se profissional empreendedor para transformar a sociedade.