As teorias tradicionais já não suportam o modo como o lucro é visto atualmente e a sociedade já percebeu que movimentar a economia é apenas uma das funções das organizações. Neste contexto, surgem as empresas sociais (ES), organizações que visam criar valor tanto financeiro, quanto social ao aliviar um problema da sociedade. Este novo tipo de empresa requer, portanto, uma nova orquestração de recursos, que considere esses dois tipos de valor. Neste sentido, o construto modelo de negócios (MN) se mostra relevante no estudo das ES por ser capaz de demonstrar como as organizações produzem, capturam e entregam valor e quais as suas diferenças em relação as empresas tradicionais. Tanto as ES como o MN, são considerados temas emergentes na literatura e que carecem de consensos. Sendo assim, neste estudo objetiva-se analisar a produção científica nacional e internacional de artigos sobre modelos de negócios sociais (MNS), por meio de uma pesquisa bibliométrica. Nos resultados foi constatado número crescente de publicações, interesse por parte de periódicos de alto impacto e pesquisa difusa mundialmente. Os estudos analisados são predominantemente empíricos e qualitativos, e discorrem sobre a definição do MNS, inovação, financiamento, sustentabilidade e lucratividade, escalabilidade, legislação, funcionamento prático e potencial dos MNS.
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