As empresas que tem sua atividade principal no planejamento, execução e implantação de projetos para seus clientes, devem centrar sua estrutura na construção de competências de seu pessoal de projetos, para manter em nível elevado os resultados de sua operação em projetos, como qualidade de entrega e cumprimento de prazos, para a maximização dos lucros. Utilizando o método de pesquisa-ação, vamos descrever uma estrutura de PMO e processos, montados por uma empresa multinacional americana no setor de Tecnologia da Informação (TI). Esta empresa tinha por seu negócio chave, o planejamento e execução de projetos de desenvolvimento de sistemas de informação para clientes em nível mundial. Visava o aumento de conhecimento e competências, para a melhora dos controles sobre os índices acordados sobre projetos em vários clientes. Esta melhora foi obtida através da implementação de um PMO, que ficou responsável por incrementar as competências e conhecimentos em gestão de projetos através de formação de especialistas, uso de técnicas e processos bem definidos. Como resultado da intervenção ocorrida na empresa, observou-se um aumento da taxa de sucesso dos projetos – considerando-se escopo, prazo, custo, qualidade e gestão de riscos – acima da média de mercado.
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