O presente trabalho mostra como a Iniciação Científica, aliada às estratégias da Aprendizagem Significativa, pode contribuir com a economia inclusiva e solidária, atuando simultaneamente para superar as dificuldades com as quais os estudantes chegam num curso de graduação. Como produto, tem-se o desenvolvimento de um equipamento de baixo custo para aquecimento de água em residências populares, exclusivamente por irradiação solar. Os alunos envolvidos foram orientados e produziram mapas conceituais sobre os temas pesquisados e trabalhados. Esses mapas conceituais (ou de conceitos) foram expostos pelos seus autores em reuniões semanais para troca de conhecimento do grupo, com a participação do professor orientador, e demonstraram a relevante melhora dos alunos na assimilação de conceitos e na capacidade para operar os instrumentos de medida necessários. Para compor o equipamento, projetou-se e construiu-se placa coletora solar para aquecimento de água e, para os testes e medidas, construiu-se um Datalog, que permite coletar dados e imagens em tempo real, durante o inverno e o verão. O trabalho de Iniciação Científica foi dividido em quatro partes, para desenvolvimento em quatro semestres letivos, e os resultados das duas primeiras, finalizadas em julho de 2015, integram este artigo.
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