Como Instituição do Ensino Superior (IES), o local pesquisado, prima pela qualidade de
ensino, a satisfação do cliente e a eficiência dos processos envolvidos. Diante disto, a
implantação de um sistema de gestão de qualidade (SGQ), com base na NBR ISO 9001, é
uma ferramenta de grande valia para contribuir para a melhoria continua da qualidade do
produto oferecido e dos processos envolvidos. Entretanto, previamente a implementação deste sistema são necessários alinhamentos e padronização institucionais para tornar o processo de implementação da ISO menos desgastante para o contexto institucional. Assim, o presente relato técnico objetiva analisar de forma empírica os resultados de satisfação dos clientes em instituição de ensino superior durante os processos que envolverão o alinhamento e padronização prévia à implementação da ISO 9001 na IES. Os dados foram coletados com base na avaliação institucional, realizadas semestralmente, de forma individual para cada discente, sem a sua identificação. Os dados apresentados referem-se aos semestres 2014/1, 2014/2 e 2015/1, respectivamente antes, durante e após o alinhamento e padronização institucional para implementação da ISO. De maneira geral a satisfação dos clientes foi alterada positivamente frente ao alinhamento e as padronização realizadas na instituição.
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