RESUMO
Código: 13
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação e Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Processo de Inovação Nas Empresas de Base Tecnológica
 

O processo de inovação compreende um conjunto de ações, métodos e recursos empregados com propósito de desenvolver inovações. O estudo analisou as características do processo de inovação nas empresas de base tecnológica instaladas no Polo Tecnológico de Florianópolis/SC. O trabalho compreende uma pesquisa quantitativa, descritiva não conclusiva, na forma de levantamento de campo (survey) e de corte transversal. A amostra consiste de 33 organizações, sendo 10 incubadas e 23 graduadas. O método de coleta foi enquete pessoal, apoiada por questionário estruturado, pré-testado e aplicado no ambiente das organizações. A análise envolveu as técnicas frequência absoluta, frequência relativa, desvio padrão e o Coeficiente de Correlação de Spearman, nos testes de hipótese. Os resultados sugerem que a maioria das empresas investigadas dispõe de produtos de elevada complexidade tecnológica, tem política interna de incentivo à inovação, investe em inovações para produtos, capta recursos financeiros junto à agências de fomento e que a inovação está associada à estratégia de negócio da organização. Os testes de hipótese revelaram que há forte associação entre frequência de avaliação das inovações e satisfação com o processo de avaliação; entre processo de inovação estruturado e satisfação com o processo de inovação.