RESUMO
Código: 219
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação e Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Inovação e Co-criação de Valor Na Indústria Brasileira de Software: Um Estudo de Caso
 

Diante do avanço da indústria brasileira de TI nos últimos anos, a inovação assume um importante papel na busca por vantagens competitivas e maior lucratividade, fazendo com que as empresas desenvolvam produtos e soluções através de uma participação mais ativa de seus clientes no desenvolvimento de produtos e serviços. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo consiste em verificar como se dão os processos de inovação e co-criação de valor na indústria brasileira de software. Para isso, foi realizado um estudo de caso aplicando-se a técnica de análise de conteúdo, com base nas entrevistas feitas com gestores das empresas Instale Tecnologia, do mercado de software, e CBMM/COMIPA, cliente que atua no ramo de mineração. A análise da pesquisa foi dividida, portanto, em duas partes. Na primeira parte, buscou-se entender como ocorre o processo de inovação na empresa de software. Na segunda, verificou-se, a partir dos relatos, a co-criação de valor no desenvolvimento de um projeto entre as duas empresas. Com base nos resultados, foi possível perceber que a participação ativa do cliente no desenvolvimento de produtos ou serviços não só influencia no processo do criação de valor, como também representa uma oportunidade de atuar em um mercado inexplorado.