RESUMO
Código: 220
Tipo: Artigo Científico
Área: Sustentabilidade
Tema: Gestão de Resíduos

 

Abrir
Arquivo

 
Videogames e A Variável Ambiental: Análise da Disposição dos Consumidores em Substituir A Aquisição de Seus Jogos de Mídia Física, Por Jogos de Mídia Digital
 

Este estudo analisou o comportamento dos consumidores de jogos de videogames com relação a variável ambiental, visando identificar a sua disposição em alterar o modo de compra de seus jogos, passando a adquiri-los em mídia digital, ao invés da aquisição de jogos em mídia física. Utilizou-se o modelo VAPERCOM para coleta e análise dos dados, objetivou-se analisar a percepção ambiental dos consumidores com relação às principais etapas da Análise do Ciclo de Vida do Produto (ACV). Aplicou-se um questionário a 387 consumidores de jogos de videogames. Identificaram-se as discrepâncias entre as características ambientais que o produto oferece e as características que os consumidores percebem. Percebe-se que as mídias físicas de jogos de videogames não oferecem as características ambientais fortes, assim como estão aquém do que os clientes percebem sobre o fator ambiental. Identificou-se que os consumidores estão dispostos a alterar a forma de adquirir seus jogos, passando a adquiri-los por mídia digital, alterando seu comportamento de compra.