Este artigo buscou apresentar o uso do método história de vida em processos de aprendizagem organizacional com intuito de relatar a trajetória de sucesso de uma gestora de uma das maiores concessionárias de carro do oeste catarinense, bem como analisar os processos de aprendizagem identificados a partir dos relatos da gestora e algumas estratégias por ela implementadas, em vista a responder como se alcançar a sustentabilidade dos negócios. O estudo consiste em uma pesquisa cuja abordagem é qualitativa. Trata-se de uma pesquisa que se classifica com relação aos objetivos em descritiva e de abordagem qualitativa, com o uso do estudo de caso. Foi realizado o emprego do método da história de vida para melhor compreensão dos processos de aprendizagem e conhecimentos gerenciais. Para coletar os dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas aplicadas com a gestora do grupo empresarial. Por meio da análise dos estudos observou-se que trajetória de vida da gestora é permeada pela aprendizagem, podendo ser categorizados os processos em dilemas e desafios traçados pela gestora, fundamentais para implementação de estratégias de negócios, as necessidades de aprendizagem percebidas como importantes para a sua atuação profissional e o processo de construção de saberes na organização em que atua.
|