RESUMO
Código: 12
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação e Marketing

 

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O Significado da Cultura e dos Objetos no Consumo Social: Um A Versão Preliminar
 

O estudo analisa o comportamento de consumo com mais profundidade, em aspectos ligados à compra de objetos simbólicos. Supre uma necessidade de pesquisa sobre transações ocorridas no marketing, que não atribuem quase nenhuma ênfase ao cliente e às relações, apenas ao produto ou serviço. O texto terá como objetivo a descrição de fenômenos e situações socioculturais do consumidor, visando explicar como a cultura e os objetos oferecidos pelo marketing formam uma simbiose mercadológica. Trata-se de um estudo investigativo teórico, utilizado quando se faz questões do tipo “como”, “o que” ou “porque”, sobre um determinado conjunto de fatos teóricos?. Entre os achados podemos citar que as marcas, através da sua intangibilidade influem fortemente no comportamento de consumo das pessoas, tornando-as condutoras de objetos e símbolos. Ademais, segundo os estudos, o momento da compra para esses consumidores também é composto por variáveis extremamente subjetivas e abstratas, carregadas de emoções, sonhos e sentimentos. E finalmente, que as emoções são o produto da junção do estímulo geral e de fatores socioculturais específicos e as definições da situação e de rótulos culturais.