RESUMO
Código: 172
Tipo: Relato Técnico
Área: Gestão de Projetos
Tema: Estratégia e Gestão de Portfolio

 

Abrir
Arquivo

 
Projeto de Campanha Promocional Por Meio de Aliança Estratégica
 

Este Relato Técnico descreve o processo de negociação e idealização de um projeto de campanha promocional por meio de aliança estratégica formada por três empresas, denominadas como empresas Alfa, Beta e Gama. O estudo descreve as motivações, a escolha dos parceiros, o tipo da aliança estratégica e estruturação da campanha. As motivações, além do fortalecimento das marcas, foram: (a) atrair novos clientes à empresa Alfa e fidelizar os clientes atuais; (b) aumentar a utilização dos cartões da empresa Beta e o valor do ticket médio utilizado pelos clientes; (c) divulgar o produto da empresa Gama. O critério de escolha dos parceiros estratégicos foi serem empresas não concorrentes com vínculo comercial. O tipo da aliança adotado foi o contrato não tradicional por tratar-se de uma campanha promocional caracterizada no contexto das alianças estratégicas como uma ação de marketing conjunto. A campanha foi estruturada em quatro macroetapas, sendo: (a) determinação dos objetivos; (b) estabelecimento de estratégias; (c) execução da campanha; e (d) avaliação dos resultados. A negociação resultou no fechamento de um contrato de Aliança Estratégica para a execução da campanha.