Existe uma necessidade de que as pequenas e médias empresas desenvolvam abordagens para a inovação, com direções definidas para desenvolver processos baseados em estruturas de inovação e criatividade. Poucos são os autores na literatura existente sobre mensuração e desenvolvimento de escalas aplicadas na área de administração, que trazem as etapas necessárias para se validar escalas de mensuração. O método adotado aqui neste ensaio teórico foi o de análise de conteúdo. O objetivo geral deste trabalho é efetuar um estudo teórico-conceitual sobre o método quantitativo na mensuração da inovação e criatividade; e com objetivos específicos, caracterizar a evolução teórico-conceitual sobre método quantitativo válido para a mensuração em inovação e criatividade, desenvolver conceitos sobre as validações dos métodos quantitativos na produção acadêmica sobre inovação e criatividade, e apresentar construtos indicativos da presença da inovação e criatividade para a geração de modelagem. Quanto ao problema, se propôs à seguinte pergunta: como mensurar de forma válida, a inovação e a criatividade? Após uma revisão teórico-conceitual com base na literatura, concluímos a existência da necessidade de desenvolver uma escala com itens que possam mensurar os construtos de inovação e criatividade expostos, e seguir as etapas necessárias para validar um instrumento de mensuração.
|