RESUMO
Código: 51
Tipo: Artigo Científico
Área: Estratégia
Tema: Estratégia, Liderança e Governança

 

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O Valor das Marcas e A Governança Corporativa de Clubes de Futebol Brasileiros
 

A gestão dos clubes de futebol brasileiros ocorre em um ambiente com menos recursos se comparado aos europeus. Esse contexto faz com que as marcas dos clubes sejam trabalhadas de forma particular, assim como a gestão é feita de forma diferenciada. Diante disso, busca-se entender a relação do valor das marcas dos clubes com a adoção das práticas de governança corporativa. Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo com estudo de caso múltiplo, por meio de entrevistas semiestruturas e análise documental. Os dados foram tratados com a análise de conteúdo. Os resultados sugerem que a profissionalização dos clubes é relacionada com a divulgação de práticas de governança nos clubes de futebol. Todavia, esses elementos estão inversamente ligados ao valor de marca do clube. A contribuição deste estudo propõe-se que, num ambiente de escassez de recursos, clubes que focam em divulgação da governança parecem não conseguir focar na mesma proporção em construção de marca.