RESUMO
Código: 486
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação Organizacional, de Negócios e Empreendedorismo

 

Abrir
Arquivo

 
Redes de Conhecimento e Inovação: Fatores Críticos de Sucesso
 

A busca por parcerias entre empresas é evidente, já que o mercado exige, cada vez mais, o desenvolvimento de produtos inovadores. As empresas que dominam a gestão do conhecimento mostram uma capacidade maior de inovar e o grande desafio empresarial contemporâneo é gerenciar o conhecimento em uma teia de interação social, com a partilha desse conhecimento entre os seus parceiros. Nesse sentido, por meio de uma revisão da literatura, o presente trabalho tem como objetivo principal identificar e analisar os principais fatores críticos de sucesso das redes de conhecimento e inovação. Com base nessa revisão, foi feita análise sobre influência desses fatores na troca de conhecimento entre instituições. Como resultado, observou-se que as redes são frágeis e dependem de fatores como: confiança, liderança, tecnologia e, até mesmo, a natureza do conhecimento. Contudo, a capacidade em compartilhar o conhecimento é fator fundamental para o surgimento de novas ideias que servirão de combustível para a inovação. Por fim, concluiu-se que o direcionamento somente para benefícios próprios aumenta significativamente os riscos e a probabilidade de fracasso dessas redes. Entretanto, essas parcerias podem possibilitar, aos seus membros, uma grande vantagem competitiva impulsionada pela capacidade de aprender e inovar o que instiga novos estudos.