O objetivo deste artigo é contribuir para a discussão sobre o ensino da utilização das ferramentas de mineração de patentes visando explorar oportunidades tecnológicas para os mais diferentes tipos de organizações. Pretende-se motivar esta prática junto a estudantes e pesquisadores, e também junto a pequenos empreendedores, estes com a finalidade de identificar novas oportunidades de negócio. Pelo fato de existir na literatura uma lacuna em relação aos programas para capacitação de acadêmicos e profissionais para o uso deste tipo de ferramenta, apresenta-se um exemplo prático que possa ser reproduzido e difundido. Sua utilização pode ocorrer junto a área acadêmica e também nos cursos de capacitação nas áreas de negócios. A conclusão é que através do ensino a respeito da propriedade intelectual, complementado pela prática na utilização das ferramentas de mineração, é possível definir temas de interesse, procurar patentes existentes nas bases mundiais, encontrar aquelas que possam ser relevantes e analisar suas características. São identificadas oportunidades para que possam ser aperfeiçoadas ou até mesmo aplicadas diretamente, desde que respeitados os requisitos legais. Mostrando resultados práticos no aprendizado e na utilização, este artigo espera motivar a realização de trabalhos futuros que possam ser compartilhados nos âmbitos acadêmico e profissional.
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