Uma das questões mais frequentes nos ambientes acadêmico e organizacional é: quais são as competências gerenciais que devem compor os programas de formação em administração a fim de preparar os futuros profissionais a atuar nesse ambiente? Esta pesquisa busca responder essa pergunta por meio da análise das percepções de gestores e acadêmicos frente às competências gerenciais necessárias para um administrador. O método utilizado na pesquisa foi quantitativo, sendo o instrumento de coleta de dados um questionário aplicado em 2015 por meio da técnica survey. O modelo teórico utilizado contém uma lista de 22 competências gerenciais selecionadas da literatura especializada como necessárias ao exercício da profissão de administrador, divididas em 3 categorias de competências: sistêmicas, empreendedoras e interpessoais. Os respondentes da pesquisa foram: a) 161 gestores de organizações de 26 cidades de Santa Catarina; b) 261 acadêmicos em fase finais do curso e bacharéis de administração de 12 universidades também de Santa Catarina. Observaram-se diferenças importantes entre os dois grupos investigados no que concerne a seus interesses, visões e prioridades. Por isso, uma conclusão que transcende as características específicas da pesquisa coloca em questão a opinião dos gestores na definição das competências relevantes em processos de formação em IES.
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