RESUMO
Código: 56
Tipo: Artigo Científico
Área: Estratégia
Tema: Ensino em estratégia

 

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A Autoeficácia e O Relacionamento Entre Orientadores e Orientandos em Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração
 

O objetivo deste estudo foi verificar a influência do relacionamento orientando-orientador no desempenho acadêmico em Programas de Pós-Graduação Stricto sensu, considerando a autoeficácia como variável. Realizou-se uma pesquisa descritiva com formato de levantamento, tendo uma amostra de 193 orientandos, oriundos de um Programa de PósGraduação Stricto sensu em Administração acadêmico, e dos Mestrados Profissionais em Gestão em Sistemas de Saúde, Gestão de Projetos, Gestão Ambiental e Sustentabilidade e Gestão do Esporte, pertencentes a uma instituição de Ensino Superior privada de São Paulo – SP. Na análise de dados foram utilizadas técnicas estatísticas descritivas e regressão. Os resultados demonstraram que a autoeficácia possui influência significativa na relação entre orientando-orientador perante à produção acadêmica, bem como no sucesso futuro do orientando como pesquisador independente. Interpreta-se que os resultados desta pesquisa contribuem com o avanço dos estudos sobre a influência da relação orientando-orientador na produção acadêmica, ao destacar a autoeficácia como uma importante variável nessa relação, visto que um dos objetivos das Universidades é produzir e difundir o conhecimento, formando profissionais aptos para atuarem no mercado de trabalho e na comunidade acadêmica por meio da titulação de novos mestres e doutores e, especialmente, qualificando-os para a pesquisa.