RESUMO
Código: 94
Tipo: Relato Técnico
Área: Inovação
Tema: Inovação e Administração Pública

 

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Motivação Para O Trabalho e Comprometimento Organizacional no Serviço Público: Um Estudo Com Servidores de Uma Instituição Federal de Ensino Superior
 

O presente estudo aborda tema do serviço público, objetivando analisar de que forma se configura a motivação para o trabalho e o comprometimento organizacional dos servidores técnico-administrativos da Escola de Engenharia da UFMG (EE.UFMG). Neste sentido foi realizada pesquisa descritiva, de natureza quantitativa e qualitativa. Na pesquisa quantitativa aplicou-se um questionário a cada um dos 146 servidores técnico-administrativos da instituição, caracterizando, assim, uma pesquisa censitária. Este questionário foi dividido em três partes. Na primeira, visou-se um levantamento sociodemográfico dos participantes; na segunda, objetivou-se mensurar a motivação; e na terceira parte, o comprometimento organizacional. A Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO) foi utilizada na análise dos dados obtidos na terceira parte do questionário, por outro lado, a pesquisa qualitativa foi realizada por meio de entrevista com gestores da instituição. Os resultados da pesquisa revelaram que não existe diferença significativa entre os índices higiênicos e os índices motivacionais, quanto ao sexo do servidor e ao seu setor de atuação. No entanto, observaram-se índices motivacionais mais elevados nos servidores com menos tempo de trabalho na instituição. A pesquisa revelou ainda, a existência de alto comprometimento organizacional dos servidores com a instituição, com predominância do componente “obrigação pelo desempenho”.