RESUMO
Código: 90
Tipo: Artigo Científico
Área: Gestão de Projetos
Tema: Tópicos especiais em Gestão de Projetos

 

Abrir
Arquivo

 
A Busca do Sucesso em Projetos de Microfranquias
 

A gestão de projetos pode aplicar técnicas estruturadas com o objetivo de viabilizar o sucesso de um projeto, sendo uma das recomendações avaliarem o sucesso sob o aspecto das dimensões de eficiência do projeto; impacto no cliente; impacto na equipe; sucesso direto nos negócios e estar preparado para o futuro. Esta pesquisa tem como objetivo responder como é a visão do franqueador e do franqueado sobre a busca do sucesso na implantação do projeto de uma microfranquia, para tanto teve como metodologia um estudo de caso único em uma microfranquia, tendo sido realizadas entrevistas semiestruturadas, análise de documentos e triangulação dos dados. Obteve-se como resultado que há um desalinhamento nas expectativas do franqueador e do franqueado, que estabelecem critérios conflitantes, sendo que ambos têm visões limitadas um do outro e acabam menosprezando o interesse alheio. Conclui-se levando em conta que a razão do sucesso é dependente dos dois atores e ambos são beneficiados ou prejudicados pelo nível de sucesso alcançado, que se faz necessário o alinhamento prévio de suas expectativas e atuações e que os dois devem estar empenhados em solucionar o desafio que apesar de afetar individualmente e exigir competências especificas, geram impacto para todos envolvidos nas franquias.