RESUMO
Código: 87
Tipo: Relato Técnico
Área: Inovação
Tema: Tópicos Especiais em Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
A Implementação do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático Como Ferramenta de Gestão Para Aprimoramento do Processo Ensino-aprendizagem em Cursos de Gradução
 

Este relato técnico tem como objetivo apresentar uma proposta após a identificação de um ensino descontextualizado, compartimentalizado e baseado no acúmulo de informações no Ensino Superior, com o intuito de fornecer uma ferramenta estratégica metodológica inovadora que aprimore o processo ensino-aprendizagem. Foram proporcionados e realizados estudos, alinhamentos, vivências de situações que demonstraram a compreensão da relação teoria e prática, provocando um diálogo que une o que durante muito tempo foi visto de forma fragmentada. Em seguida, discutiu-se e construiu-se uma ferramenta metodológica para aprimorar o processo ensino-aprendizagem de maneira a formar um egresso capaz de pôr em prática a teoria aprendida durante sua graduação e sentir-se preparado com excelência para o mercado de trabalho: o Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático. A intervenção do docente passou a ser um processo de ressignificação pedagógica privilegiada que contribui para a construção de novos conhecimentos, considerando o contexto como real aprendizado.