RESUMO
Código: 214
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação Organizacional, de Negócios e Empreendedorismo

 

Abrir
Arquivo

 
Ser Empreendedor e Ser Líder: Alternância de Comportamentos Frente Aos Negócios
 

A pesquisa tem por objetivo identificar quais são os comportamentos de liderança exercidos por empreendedores considerando as diferentes fases do processo de desenvolvimento do seu negócio. A pesquisa é exploratória e adotamos o método qualitativo. A entrevista em profundidade foi o instrumento de coleta de dados. Participaram da pesquisa cinco empreendedores que atuam no setor de alimentação na cidade de São Paulo. Os dados foram gravados e transcritos na integra e posteriormente, analisados por meio da análise de conteúdo, organizados em categorias. Os resultados permitiram a elaboração de um diagrama, focando o ator, a ação e o contexto. Os aspectos cognitivos e afetivos foram representativos no entendimento que possuem do que é ser empreendedor na realidade brasileira e, por sua vez, as categorias organizadas em cinco dimensões evidenciaram que o empreendedor procura alicerçar suas ações nas características e no ambiente e tem sempre à frente seus objetivos pessoais. Os resultados evidenciaram ainda que o empreendedor no início de suas atividades sente-se mais líder do que empreendedor, procurando alicerçar suas ações nos aspectos cognitivos. No entanto, ao expandir seus negócios, retoma suas características empreendedoras, apoiando mais nos aspectos afetivos.