RESUMO
Código: 191
Tipo: Artigo Científico
Área: Gestão de Projetos
Tema: Tópicos especiais em Gestão de Projetos

 

Abrir
Arquivo

 
Tendência de Posicionamento Estratégico da Mudança Cultural e Organizacional em Um Processo de Fusão e Aquisição de Empresas do Segmento de Telecom à Luz das Metáforas de Gareth Morgan
 

A competitividade no setor de telecomunicações é extremamente acirrada e diante disso, um processo de fusão e aquisição é uma alternativa as empresas para conseguirem uma expansão mais rápida, conquistar novos mercado e economia de escala entre outros aspectos. Porém, estes processos desencadeiam situações que podem comprometer seu sucesso, sendo os aspectos culturais e organizacionais, elementos de grande impacto. O objetivo deste estudo é realizar uma análise do processo de fusão e aquisição entre três empresas do segmento de telecomunicações à luz das metáforas da Cultura e do Organismo, propostas por Gareth Morgan (2006). O presente estudo caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa exploratória e descritiva, e a estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso único. O resultado do estudo demonstrou que a empresa vem se transformando num organismo vivo, aonde as áreas vêm sendo unificadas, e no aspecto cultural, uma tendência a sua unificação, contribuindo para uma melhor compreensão dos entraves culturais e mudanças orgânicas que ocorrem nestes processos. O estudo teve como limitação, o fato do processo não ter encerrado e como sugestão de estudo futuro, proceder a uma nova avaliação no encerramento do processo para comparação entre as conclusões deste estudo.