RESUMO
Código: 180
Tipo: Pôster
Área: Inovação
Tema: Inovação, Internacionalização e Estratégia

 

Abrir
Arquivo

 
Marketing de Experiência das Empresas Mineiras: Exportacões Diretas e Indiretas
 

A globalização é um processo contínuo no qual as pessoas e empresas não podem se isolar. Por esta razão, as empresas estão se envolvendo cada vez mais nos Negócios Internacionais. Ao optar pelo processo de internacionalização a empresa pode ampliar sua diversidade de clientes no caso da exportação. Mesmo diante de desafios e dificuldades as empresas mineiras estão experienciando ainda de forma incipiente, operações de exportação para os mercados emergentes. Esta pesquisa tem como objetivo compreender está experiência de internacionalização. A metodologia aplicada de levantamento de dados secundários junto a agência fomentadora Exporta Minas. As descobertas desta pesquisa apontam o considerável volume de exportações de empresas de grande porte e ainda a inexperiência das micro e pequenas empresas com os tramites e oportunidades em operar no mercado internacional.