RESUMO
Código: 61
Tipo: Artigo Científico
Área: Gestão de Projetos
Tema: Tópicos especiais em Gestão de Projetos

 

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Gestão Inovadora e Dinâmica de Projetos: Um Ensaio Teórico Sobre Gamificação
 

O objetivo da pesquisa é analisar o uso da gamificação como ferramenta para a motivação e o engajamento das pessoas, equipes e partes interessadas, fundamentais na gestão de projetos, de forma a considerar o uso das dimensões intrínsecas e extrínsecas em busca de melhores resultados, incentivando e ampliando o conhecimento para que as empresas possam utilizar essa ferramenta. Fez-se uma revisão bibliográfica, onde foram analisados os conceitos envolvidos no processo de uso da gamificação para incentivar as pessoas no contexto de gerenciamento de projetos, com foco nos resultados, aderentes a estratégia para o alcance das metas e propósitos nos projetos organizacionais. Os principais resultados encontrados foram que o uso de uma tecnologia inovadora e dinâmica como a gamificação, faz com que as pessoas consigam seus próprios objetivos, e por consequência os das organizações, elevando os indicadores de sucesso dos projetos, com o intuito de eliminar desperdícios e criar valor para o negócio, superando limitações pessoais e culturais dos seus colaboradores. Diferenciando-se dos videogames, onde o foco é a diversão, e dos programas de recompensa, em que o foco é a própria recompensa transacional.