RESUMO
Código: 99
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação e Marketing

 

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Ética do Consumidor e Religiosidade: Reflexões e Uma Revisão da Literatura
 

A literatura que trata da relação entre ética e religiosidade é relativamente jovem na esfera do Comportamento do Consumidor. Tendo isso em vista, este artigo pretende contribuir com o tema da Ética do Consumidor, revisando os artigos mais citados publicados no século 21 (2000-2018), para analisar as preferências e tendências de pesquisa que tratam da relação entre Ética do Consumidor e religiosidade no presente século. Para isso, o procedimento metodológico será a Pesquisa Bibliográfica. Essa relação é analisada pelos autores de diferentes maneiras. Há grande interesse na diferença entre a religiosidade intrínseca versus extrínseca, identificou-se proximidade entre a religiosidade e ética idealista, há situações que envolvam valores e princípios teoricamente opostos aos valores religiosos como o materialismo, o amor ao dinheiro e até publicidade com apelos sexuais. Por fim, a religião foi considerado um fator mais significativo sobre as crenças éticas do que outras ideologias morais ou influências das diferentes gerações.