RESUMO
Código: 81
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação, Tecnologia e Competitividade

 

Abrir
Arquivo

 
Iniciando Um Novo Ciclo: Inovações Revolucionárias Na Tesla Inc.
 

A inovação é um dos fatores determinantes no que tange ao crescimento econômico e à competitividade das empresas. Neste sentido, a Tesla Motors Inc. tem demonstrado o valor intrínseco da inovação organizacional para os negócios e capacidade competitiva, ao subrepujar todas as empresas de seu setor em valor de mercado, apesar de faturar entre 13 e 20 vezes menos que suas concorrentes. Examina-se aqui o caso da Tesla Motors e suas inovações organizacionais, com base no diamante da inovação de Francis & Bessant, (2005), visando demonstrar os ganhos em valor da empresa pelo tipo das inovações, de caráter revolucionário. O estudo é de natureza qualitativa, utilizando como método de pesquisa, o estudo de caso de forma ilustrativa. Os dados, tratados por análise de conteúdo, são de origem secundária, coletados a partir de documentos, informações e relatórios disponíveis e emitidos pela empresa. Os principais resultados indicam que as inovações resultam dos 4Ps, por convergência tecnológica. Pode-se concluir, que a Tesla ao quebrar o paradigma setorial, institui um paradigma tecnológico como o novo desafio para a indústria automobilística, convergindo sob este paradigma, inovações organizacionais de produto, processos e posicionamento, de características revolucionárias não apenas evolucionárias, típico das empresas tradicionais do setor automobilístico.