O objetivo deste trabalho é entender como as dimensões da qualidade de vida no trabalho se
relacionam, tendo como base a visão de jovens universitários de um curso de gestão de
recursos humanos. Foi utilizado um questionário contendo questões demográficas, assertivas
sobre os oito critérios de qualidade de vida de Walton e cinco assertivas sobre visão geral de
qualidade de vida no trabalho. Foram utilizados 201 questionários respondidos por estudantes
universitários de um curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos com média de
idade de aproximadamente 22 anos. A análise foi feita por modelagem de equações estruturais
pelo método dos mínimos quadrados parciais. Foram analisados dois modelos rivais, sendo o
primeiro um modelo de primeira ordem, em que os critérios de uso das capacidades presentes,
condições de trabalho e integração social resultaram não significantes; e um segundo modelo,
este de segunda ordem, em que as condições de trabalho precedem a integração social e o uso
das capacidades atuais precede o desenvolvimento de capacidades futuras, este resultando em
um coeficiente de explicação de aproximadamente 79%. Conclui-se que os resultados
possivelmente estão associados ao fato de a amostra ser composta por estudantes jovens e ao
seu momento de vida.
|