RESUMO
Código: 497
Tipo: Pôster
Área: Estratégia
Tema: Estratégia e Marketing

 

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Marketing Sensorial e Práticas de Humanização em Unidades Pediátricas Hospitalares
 

A economia de experiência marca um novo contexto mercadológico e comportamental, fazendo emergir o Marketing Sensorial (SCHMITT, 2002), com estratégias para as cinco dimensões dos sentidos – visão, audição, olfato, paladar e tato (LINDSTROM, 2012) – aplicadas nos cenários de serviços e nas relações interpessoais, para envolver e impactar as percepções e emoções dos consumidores e clientes, proporcionando experiências marcantes e memoráveis, inaugurando uma evolução do marketing e dos serviços Partindo da necessidade de estudos específicos voltados para a temática do marketing sensorial na área hospitalar e de atendimento ao paciente infantil, este estudo teve como objetivo abordar – por meio de pesquisa bibliográfica – as evidências sensoriais aplicadas em pediatrias hospitalares, no sentido de identificar as contribuições do marketing sensorial para as ações de humanização dos serviços prestados nestes locais. As características dos serviços na humanização e no sensorial, principalmente na questão do intangível por meio das evidências sensoriais relacionadas às dimensões do marketing sensorial, nas evidências físicas onde os cenários são fundamentais, nas pessoas com foco na interação íntima do prestador de serviços (funcionários) com os clientes externos (pacientes infantis e acompanhantes) e, ainda, nos processos que envolvem as práticas humanas e ambientais nos contextos hospitalares.