RESUMO
Código: 49
Tipo: Artigo Científico
Área: Estratégia
Tema: Estratégia, Liderança e Governança

 

Abrir
Arquivo

 
Metodologia Multicritério Para Avaliação de Empresas de Auditoria, Para Fins de Contratação
 

Com a exigência cada vez maior das empresas listadas em bolsa, ou que possuem grande capital e faturamento, ter os seus registros contábeis auditados, no escopo da governança corporativa, surge a questão: quais os pontos de relevância a serem considerados ao contratar uma auditoria externa? Esse trabalho tem como propósito responder à essa pergunta, a partir da construção e aplicação de um modelo de avaliação de empresas de auditoria, com o uso da metodologia Multicritério de Apoio à Decisão (MCDA). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória e experimental, antecedida de uma pesquisa bibliográfica. Procurou-se eleger variáveis que seriam importantes a serem considerados na contratação dessas empresas e simular, em um cenário experimental de contratação de auditoria por parte de uma empresa do setor bancário. A partir do modelo de avaliação construído, analisou-se quinze empresas de auditoria e estabeleceu-se um ranking entre elas, em termos de preferência para contratação.