RESUMO
Código: 476
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Tópicos Especiais em Inovação

 

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A Percepção de Discentes Sobre As Competências Requeridas Pelo Mercado: Um Ponto de Partida Para Inovações em Cursos de Formação Gerencial?
 

Este artigo aborda a percepção de discentes de uma IES privada sobre as competências gerencias requeridas pelo mercado. Considerou-se que o conhecimento acerca da percepção dos discentes sobre a realidade profissional pode ser um elemento relevante para a proposição de inovações em matrizes curriculares e processos de ensino-aprendizagem. Fundamenta-se no arcabouço teórico proposto por Quinn et al. (2003) que relaciona competências, papéis gerenciais e modelos de referência. O estudo envolveu alunos de uma IES privada, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Os dados foram coletados, no segundo semestre de 2017, por meio de questionários e análise de documentos. Foram inqueridos 164 discentes matriculados em cursos de formação gerencial. O tratamento de dados foi realizado com a utilização do SPSS e baseou-se em estatística descritiva. Os resultados sinalizaram a relevância das competências sugeridas por Quinn et al. (2003) no atual contexto. Destacaram-se o modelo de metas racionais por meio de competências vinculadas aos papéis de Diretor e Produtor e, na sequência, o modelo de sistemas abertos com os papéis de Inovador e Negociador. Os resultados indicam que o processo formativo e as matrizes curriculares dos cursos têm favorecido uma visão abrangente e multidirecional sobre o campo profissional.