RESUMO
Código: 449
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação e Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Culpa do Consumidor: Artigos Recentes e Mais Citados dos Últimos Dez Anos (2008 - 2018)
 

A Culpa do Consumidor é um sentimento que ocorre quando o indivíduo entende que violou os padrões morais internos ou sociais no contexto do consumo. Apesar de instigante e atual, o estudo sobre o Sentimento de Culpa ainda é recente na disciplina do Comportamento do Consumidor. O objetivo deste artigo é sensibilizar a pesquisa do tema apresentando um panorama dos estudos mais relevantes que abordem o sentimento de Culpa do Consumidor dos últimos dez anos (2008-2018). Para isso, utilizou-se o método da pesquisa bibliográfica. A quantidade de artigos levantados é bem pequena evidenciando que sua pesquisa ainda é embrionária. As maiores preocupações são a relação entre Culpa com as diferenças de gênero e, a Culpa com a consciência ambiental do Consumidor. Uma tentativa de modelagem teórica também existe.