RESUMO
Código: 447
Tipo: Artigo Científico
Área: Estratégia
Tema: Estratégia e Organizações

 

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Análise da Demonstração do Valor Adicionado: Um Estudo de Caso das Empresas do Novo Mercado da Bmf&bovespa
 

A alteração na Lei n° 6.404 de 1976 pela Lei 11.638 de 2007 tornou a Demonstração do Valor Adicionada obrigatória para as companhias abertas. Sendo assim, o objetivo deste estudo é contribuir para a análise dos dados da DVA e, assim, verificar a capacidade de produção e distribuição de riqueza. A pesquisa é de caráter exploratório, com abordagem quantitativa realizada por meio de um estudo de caso. Para contribuir com a análise da DVA foram sugeridos indicadores criados a partir do modelo da demonstração elaborado pela FIPECAFI. O presente estudo analisou o conteúdo informacional da DVA publicada por 55 empresas brasileiras que compõem o Novo Mercado da BM&FBOVESPA. Os resultados indicaram que 71% da riqueza agregada total das empresas foram recebidas por transferência e 29% é produzida pela própria empresa. Sobre a distribuição da riqueza, constatou-se que 25% da riqueza agregada é destinada ao pagamento de empregados, 18% destinada ao Governo, 24% destinada ao pagamento de aluguéis e juros, 26% destinada ao Patrimônio Líquido e 7% correspondem aos Acionistas.