RESUMO
Código: 438
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Políticas e Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação

 

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Inovação e Aprendizagem Nos Serviços Brasileiros de Tecnologia da Informação: Um Estudo Exploratório A Partir das Redes de Cooperação e Fontes de Informação da Pintec
 

A aprendizagem organizacional é um componente primordial no desenvolvimento de atividades de inovação. Para tanto, a cooperação em prol da inovação tem sua constituição na participação ativa da empresa em projetos conjuntos de P&D e outros projetos com outras organizações, sejam elas outras empresas ou instituições. O objetivo desta pesquisa é realizar uma análise descritiva e exploratória com base nos dados da PINTEC de 2014, que é a edição mais recente disponibilizada pelo IBGE, no setor de serviços de Tecnologia da Informação, para analisar de que forma vem ocorrendo os arranjos de cooperação na implementação de inovação, bem como identificar o grau de importância atribuído às fontes de informação para essa atividade. Para tanto, foram utilizados dados secundários, a partir do IBGE que possui um portal na Internet com as edições da pesquisa de inovação. As principais conclusões deste trabalho sugerem que a aprendizagem para a implementação da inovação, bem como os arranjos cooperativos e as fontes de informação são aspectos relevantes nos processos da aprendizagem para inovar.