RESUMO
Código: 422
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação e Marketing

 

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Estudo da Formação da Lealdade de Discentes em Instituição de Educação Superior
 

Considerando a competição existente no setor educacional, torna-se progressivamente relevante o estudo e aplicações da teoria de marketing de relacionamento e em especial dos modelos de formação da lealdade em Instituições de Educação Superior – IES. O objetivo do presente estudo foi propor e avaliar um modelo analítico para explicar o fenômeno da formação da Lealdade em uma instituição de educação superior à luz de construtos considerados na literatura acadêmica. A natureza do presente estudo enquadra-se em pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. A confiabilidade e a validade da escala utilizada foram testadas e foram confirmadas a confiabilidade dos indicadores, a confiabilidade de consistência interna, a validade convergente e a validade discriminante dos construtos. O estudo revelou a importância da Imagem para a formação da Lealdade e inclusive para a determinação da Satisfação do universitário. O construto Emoção também é relevante para a construção da Satisfação, estando bem próximo da contribuição da Imagem para a configuração da Satisfação do aluno. O construto Endosso Social exerceu uma influência muito baixa, sobre a Lealdade, podendo ser desconsiderado para o fenômeno da formação da lealdade. O modelo mostrou-se útil e válido para explicar a formação da lealdade em Instituições de Educação Superior.