RESUMO
Código: 413
Tipo: Artigo Científico
Área: Estratégia
Tema: Estratégia e Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Marketing e Logística: em Busca da Satisfação e da Lealdade do Consumidor de Compras On-line
 

Contrastando com o cenário econômico altamente recessivo no Brasil, o crescimento vertiginoso do e-commerce tornou-o um forte atrativo para consumidores e empreendedores. Neste sentido, a pergunta orientadora deste artigo é: como o marketing do website e a efetividade da logística do e-commerce determinam a satisfação e a lealdade do consumidor de compras on-line? Para a consecução do objetivo formulado foi delineada uma pesquisa de natureza descritiva com abordagem quantitativa. A amostra analisada foi dimensionada por meio da utilização de fórmulas de amostragem probabilísticas que objetivam obter um número mínimo de participantes e garantir à pesquisa a confiança e a margem de erro desejadas. Foram confirmadas a confiabilidade dos indicadores, a confiabilidade de consistência interna, a validade convergente e a validade discriminante da escala. O primeiro modelo formulado apresentou pouco poder de explicação da relação entre os construtos. Entretanto, a elaboração de um segundo modelo proporcionou valiosos insights. Portanto, a pesquisa revelou que o Marketing do Website influencia ativamente a “Fidelização”, enquanto que a Logística do E-commerce impacta na “Satisfação”, do consumidor de compras on-line.