RESUMO
Código: 400
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação e Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Feedback do Consumidor e Processo de Inovação em Jogos Digitais: O Caso Pokémon Go
 

Buscou-se, neste estudo, explicar a relação entre o conteúdo das atualizações do jogo Pokémon GO, com os comentários, demandas e avaliações dos usuários brasileiros, deixados na página do jogo na Play Store, a fim de verificar se o feedback dos usuários é considerado pela empresa desenvolvedora do jogo, a Niantic, no processo de aprimoramento do produto. A pesquisa possui caráter explicativo-descritivo e os dados foram coletados através do levantamento da população de comentários dos usuários em determinado período, classificados em categorias descritivas após análise de conteúdo pelos pesquisadores. Os comentários da Play Store que representaram reclamações e/ou sugestões foram comparados com os conteúdos das atualizações de versões posteriores. Os resultados apontam que, embora nem todas as demandas dos usuários sejam atendidas, a empresa que desenvolve o jogo busca melhorias no produto pelo uso do feedback fornecido pelos jogadores, atendendo algumas das suas solicitações. Também foi possível perceber uma evolução positiva da avaliação do desempenho do jogo conforme este foi sendo atualizado para versões posteriores.