RESUMO
Código: 394
Tipo: Artigo Científico
Área: Estratégia
Tema: Estratégia e Marketing

 

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Uma Análise Bibliométrica da Produção Científica Internacional Sobre Marketing Verde
 

A discussão sobre as ameaças ambientais, decorrentes dos impactos negativos das atividades antrópicas, colaborou para que um segmento de consumidores ponderasse os efeitos de seu padrão de consumo ao meio ambiente. Esse contexto estimulou o emprego de estratégias que colaboraram para o surgimento do marketing verde. Diante da atenção que esse tema tem recebido da comunidade acadêmica, dos desafios existentes para se mapear e identificar literaturas relevantes, e a importância das técnicas bibliométricas para minimizar esse gap, foi proposto este estudo, que tem o objetivo de analisar e identificar aspectos relevantes da produção científica internacional sobre Marketing Verde. Para isso, foram coletados 464 artigos da base Scoups, publicados entre 1994 e 2018, os quais foram analisados por meio de uma abordagem bibliométrica, com o auxílio da ferramenta SciMAT. Dentre os resultados obtidos, destaca-se que o campo de pesquisa Marketing Verde (i) está com maturidade moderada, (ii) concentra-se nas áreas de negócios, gestão e contabilidade, bem como em ciências sociais e ambientais, (iii) apresenta os temas mais estudados atualmente relacionados ao comportamento do consumidor, produtos verdes, questões ambientais e propaganda, e (iv) é mais pesquisado por norte-americanos, indianos e britânicos.