RESUMO
Código: 389
Tipo: Artigo Científico
Área: Estratégia
Tema: Estratégia e Organizações

 

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Avaliação Ex-post do Programa Gestão Escolar de Qualidade no Brasil
 

Estudos que buscam identificar fatores associados ao desempenho escolar vêm se ampliando nas últimas décadas, e em vários deles foram desenvolvidos modelos teóricos que visam à eficácia e à efetividade escolar. No final da década de 1990, decorrente dessa linha de estudos sobre eficácia e efetividade escolar, foi desenvolvido, no Chile, o Programa Gestão Escolar de Qualidade (PGEQ), o qual foi adaptado e introduzido no Brasil em 2009. O presente trabalho teve como objetivo geral avaliar a contribuição do Programa Gestão Escolar de Qualidade para a melhoria da gestão escolar das escolas brasileiras que o implementaram. Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se, inicialmente, o método de estudo de caso em duas escolas que colocaram em prática o programa. Foram também utilizadas técnicas de coletas de dados com questionários fechados e estruturados, além da análise descritiva da base de dados das autoavaliações realizadas pelas escolas brasileiras que adotaram o PGEQ. Os resultados obtidos neste estudo propiciaram conhecimento sobre as contribuições que o PGEQ proporciona às escolas. Foram coletadas sugestões de melhorias para a metodologia do programa e verificado o grau de satisfação das escolas que o adotaram.