RESUMO
Código: 336
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Tópicos Especiais em Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
Inovação: Um Estudo Comparativo Com Discentes da Rede Pública Estadual e Federal Na Mesorregião do Vale do Jequitinhonha
 

A inovação no âmbito educacional acontece de modo a consolidar a autonomia intelectual e buscar novas alternativas para um ensino de qualidade. Nesta perspectiva, o objetivo deste artigo consistiu em analisar a percepção dos discentes do terceiro ano do ensino médio de escolas pública e privada da microrregião de Araçuaí-MG em relação à inovação. Para tanto, foi empregada metodologia de caráter exploratório e descritivo. Para obtenção dos resultados foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário aplicado em redes de ensino com perfis variados. Os resultados foram analisados de forma quali-quantitativo. Com base nos resultados obtidos foi possível identificar que os discentes da Escola Alfa apresentam mais familiaridade com o tema inovação. Pode-se inferir que isso ocorre em função de a gestão escolar ofertar atividades diversificadas que estimulam a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor dos discentes. Entretanto, observa-se que na Escola Ômega há menor incentivo à pratica de atividades inovadoras. Ressalta-se, portanto, que a inovação na educação proporciona aos discentes novas experiências de aprendizagem, além, de possibilitar a prática de conhecimentos teóricos adquiridos em sala, por meio de atividades inovadoras existentes na instituição.