RESUMO
Código: 329
Tipo: Pôster
Área: Inovação
Tema: Tópicos Especiais em Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
Metodologias Ativas Na Formação de Engenheiros: Concepções e Práticas Pedagógicas Inovadoras
 

A utilização de metodologias ativas emerge como possibilidade para contemplar complexas demandas advindas do mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento de competências profissionais. O objetivo da pesquisa corresponde a analisar concepções e práticas pedagógicas envolvendo metodologias ativas em cursos de graduação na percepção de professores da área de engenharias em universidades do interior de Santa Catarina, oferecendo referenciais e subsídios para gestão pedagógica visando a construção um processo ensino-aprendizagem significativo. Os dados coletados expressam a visão de 28 docentes atuantes nos mencionados considerando as seguintes categorias, em relação às metodologias ativas: conhecimento, utilização, estimuladores para utilização e limitadores. O processo investigativo baseou-se nos construtos teórico-científicos disponíveis e numa pesquisa de campo de cunho qualitativo. Os principais resultados permitem delimitar contribuições, limitadores e principais práticas adotadas, identificando as iniciativas com maior potencial para inovação didática articulada as especificidades das engenharias e seus desdobramentos na formação dos alunos. Sua apropriação no entanto, implica em convencimento por parte dos professores, revisão de estruturas curriculares, reflexões partilhadas e investimento em processos de formação continuada de docentes, contribuindo para melhorar o desempenho acadêmico.