RESUMO
Código: 320
Tipo: Relato Técnico
Área: Estratégia
Tema: Estratégia e Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Responsabilidade Social Na Missão Gera Ação? Um Estudo Comparativo Entre Empresas Com Certificação B e Empresas Pares Sem Certificação
 

O objeto do presente relato foi comparar as declarações de missões entre empresas B e seus pares para checar se aquelas que são certificadas apresentam diferenças em seus propósitos voltados à responsabilidade social ou ambiental. A comparação foi realizada com 108 empresas sendo 58 com a certificação B e 50 sem a certificação. Utilizamos a abordagem qualitativa por método de análise de conteúdo permitindo uma descrição interpretativa do tema ainda pouco explorado na academia. Os resultados apresentaram que o fato das empresas B pertencer a um sistema que possui uma certificadora, que reavalia os critérios de sustentabilidade e ações sociais anualmente e exige que estas mudanças sejam apresentadas por meios legais, colabora para que as declarações de missão das empresas B estejam mais alinhadas aos seus propósitos. Como contribuição este relato sugere a criação de legislações e órgãos voltados a fiscalizar os propósitos de responsabilidade social ou ambiental por parte das empresas que pregam a sustentabilidade.