RESUMO
Código: 32
Tipo: Pôster
Área: Estratégia
Tema: Estratégia e Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Missão, Visão e Valores: Sei Ou Não Sei? A Importância do Conhecimento das Diretrizes Organizacionais
 

Em 1980, surge nos EUA o conceito de marketing interno, com abordagens relacionadas à melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos empregados e como um veículo de implementação de estratégias, verbalizado pelas diretrizes organizacionais (missão, visão, valores). Neste contexto, o objetivo desse estudo foi examinar o grau de conhecimento dos funcionários da Empresa FX sobre suas diretrizes organizacionais. A empresa é prestadora de serviços in loco para um grupo industrial e o papel de sua equipe é fator primordial para o sucesso de sua estratégia. A pesquisa teve abordagem qualitativa, do tipo descritiva, o método, estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 15 funcionários, pesquisa documental, e, para análise dos dados, a técnica análise de conteúdo. Os resultados mostraram que mais de 45% dos funcionários desconhecem a missão e os valores da empresa e apenas 26% conhecem a visão. Esse cenário emite um alerta e explicita a essencialidade de ações de endomarketing e comunicação interna. O trabalho ressalta a necessidade da estratégia não ser apenas um planejamento no qual se registram orientações gerais, mas uma perspectiva incorporada pelos indivíduos, promovendo coesão e dando sentido às ações. Contribui também para conscientização sobre a importância de tal conhecimento como vantagem competitiva.