RESUMO
Código: 313
Tipo: Relato Técnico
Área: Estratégia
Tema: Estratégia e Organizações

 

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Capacidade Absortiva em Instituições de Ensino: O Caso de Escola Adotando Sistema Apostilado
 

As instituições brasileiras de ensino fundamental e médio baseiam seus conteúdos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, estão sob a fiscalização de órgãos estaduais e, além do objetivo de fazer de seus alunos indivíduos socialmente ativos, têm ainda como meta preparar esses jovens para ingressarem no ensino superior. No caso de instituições de ensino privadas, enfrentam também o desafio de se constituírem organizações lucrativas. Nesse sentido, há uma tendência de parte destas instituições à adoção de sistemas apostilados de ensino, que são comercializados por centros de cursinhos preparatórios para a entrada no ensino superior. Tal prática pode ser considerada como uma estratégia de posicionamento de mercado, se analisada à luz das capacidades absortivas organizacionais. Este relato técnico teve como objetivo analisar a natureza das capacidades absortivas em uma escola de ensino básico, que atende alunos dos níveis fundamental e médio em São Paulo, e utiliza sistemas apostilados. Para tal, foram conduzidas entrevistas com gestores e professores da escola e extraídos dados de um site de avaliação de escolas. Na discussão, são apresentadas algumas observações, propondo-se reflexões sobre como a aplicação das capacidades absortivas pode trazer aumento da competitividade, melhoria de qualidade e de eficiência das operações para as instituições de ensino.