RESUMO
Código: 310
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Tópicos Especiais em Inovação

 

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Percepções Docentes Sobre A Utilização de Metodologias Ativas no Ensino Superior
 

As metodologias ativas se configuram como uma concepção que permite resignificar epistemologias sobre a docência universitária. Aportados nas suas contribuições os professores revisam modelos pedagógicos, favorecendo aprendizagens mais significativas, com maior engajamento por parte dos alunos. Nessa direção, essa pesquisa objetiva identificar as concepções e práticas pedagógicas contemplando metodologias ativas nos cursos de graduação da área das ciências exatas e da área de ciências sociais aplicadas de duas universidades do interior de Santa Catarina na percepção de docentes. Envolveu 43 docentes de cursos de graduação, considerando as seguintes categorias de pesquisa, em relação às metodologias ativas: conhecimento, utilização, estimuladores e limitadores para utilização. O processo investigativo baseou-se nos construtos teórico-científicos disponíveis e numa pesquisa de campo de cunho qualitativo. Os dados obtidos apontam que um número expressivo de professores faz adesão a metodologias ativas e compreendem os principais benefícios decorrentes dessa adoção. Acreditam que a formação docente e a referenciação em outras experiências pode fortalecer o processo de inovação, mas que a falta de conhecimentos prévios dos alunos e exigências geradas por essa concepção constituem-se como limitadores da perspectiva. Os referenciais obtidos poderão contribuir para a melhoria e inovação na qualidade do ensino, subsidiando a gestão pedagógica das universidades.