O gerenciamento de serviços de Tecnologia da Informação (TI) visa garantir a entrega de serviços de TI. Metodologias e boas práticas apoiam essa demanda. Dentre as metodologias destacam-se o Business Process Management e o Six Sigma e entre as boas práticas destacam-se a Information Technology Infraestructure Library e o Project Management Body of Knowledge. A aplicação destas metodologias e boas práticas permite a definição e execução do processo de gerenciamento de liberação de versão de software. O aumento da complexidade das versões e a subjetividade na sua classificação gera a necessidade de apoiar a classificação das versões de modo objetivo. Buscando reduzir a subjetividade no processo aplica-se uma técnica Sistema Especialista, no processo de gerenciamento de liberação de versão. O objetivo deste artigo foi classificar a criticidade de versão de software com apoio de Sistema Especialista para reduzir a subjetividade na execução do processo. A metodologia de pesquisa adotada neste trabalho foi definida como documental e experimental. A condução da pesquisa foi dividida em cinco Fases, sendo as Fases um a quatro, pesquisa documental e a Fase cinco, pesquisa experimental. Os resultados obtidos atendem o critério de criticidade antes conhecidos apenas pelos especialistas, diminuindo a subjetividade na classificação.
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