RESUMO
Código: 279
Tipo: Artigo Científico
Área: Inovação
Tema: Inovação, Operações e Logística

 

Abrir
Arquivo

 
Inovação Nas Lavanderias Domésticas
 

O mercado de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) no Brasil tem grande relevância econômica e expressiva responsabilidade no desenvolvimento econômico, segundo IBGE ressalta que exista aproximadamente seis milhões de (PMEs), corresponde a 97% de todas as empresas existentes no país Empregam 52% de todos os trabalhadores urbanos do país, gerando 13 milhões de empregos com carteira assinada, para o sindicato do setor de lavanderias e (Sindlav) e a (ANEL) associação nacional de empresas de lavanderias afirmam que existam 9 500 lavanderias no país, sendo 7 400 do segmento doméstico, esse setor em específico vem se desenvolvendo no que tange às inovações tecnológicas, com empresas que até então usavam métodos arcaicos e gestão familiar: as pequenas e médias lavanderias domésticas estão se mostrando pré-dispostas a se modernizar e acompanhar a evolução tecnológica Este trabalho tem como objetivo medir se o comportamento empreendedor gera inovação nas lavanderias domésticas Para isso, tomou-se como base o Modelo Radar da Inovação Sawhney, Wolcott e Arroniz (2006) e o modelo do comportamento empreendedor Sebrae Empretec ( 2011) para medir a associação entre comportamento empreendedor e Inovação, caracterizando-se como um estudo quantitativo exploratório O instrumento de pesquisa foi validado, e aplicado em um evento que reuniu empresários