RESUMO
Código: 272
Tipo: Artigo Científico
Área: Estratégia
Tema: Estratégia e Marketing

 

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Estudo Sobre A Percepção de Valor da Marca Uber
 

O avanço da tecnologia nos smartphones e a popularização da internet móvel impulsionaram o surgimento e crescimento de diversos tipos de aplicativos mobile. Na onda dessa expansão, em 2014 chegaram ao Brasil alguns dos aplicativos da chamada Economia Compartilhada; trazendo inovação e polêmica ao mercado nacional, a Uber, um dos expoentes desse novo tipo de negócio. Considerando a importância de analisar o pensamento do consumidor, o objetivo deste estudo foi analisar a percepção de valor da marca Uber. Para isso, foi utilizada a escala de mensuração multidimensional de brand equity baseada no consumidor de Yoo e Donthu (2001), adaptada e traduzida por Vargas Neto e Luce (2003). A pesquisa foi realizada através de questionário virtual e obteve 347 respostas válidas. Os resultados apontaram que alguns aspectos positivos para a empresa: os respondentes são leais à marca Uber; a percepção do consumidor em relação à boa qualidade do serviço; e a maioria dos respondentes afirma ter facilidade em associar determinadas características à empresa. Porém, quando comparada às demais empresas do mercado, a Uber não exerce um papel de favorita absoluta na escolha dos consumidores.