RESUMO
Código: 271
Tipo: Artigo Científico
Área: Estratégia
Tema: Estratégia e Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Práticas de Greenwashing: Produtos Sustentáveis Ou Não?
 

Muitas empresas buscam vincular sua imagem às questões ambientais, mas em muitos casos adotam ações de divulgação não sustentáveis. Esta prática é caracterizada como greenwashing ou maquiagem verde, onde as empresas de forma enganosa, tentam fazer uma ligação de seus produtos e serviços às causas ambientais. Para avaliar este cenário, buscou-se pesquisar qual o atual panorama dessa prática no Brasil, elegeu-se, diante de sua reputação, a Revista PROTESTE de publicação da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, que é a maior associação Latino-americana de consumidores. Foram identificados os casos relacionados à greenwashing, publicados em seu periódico, nos últimos 07 anos (2011 a 2017). A pesquisa é qualitativa, de abordagem descritiva, os dados coletados são de natureza secundária e foram obtidos por meio da análise da Revista. Constatou-se que muitas empresas tentam vincular seus produtos e serviços às questões sustentáveis em prol de seus próprios interesses e benefícios, sem a preocupação com a informação negligenciada aos seus consumidores, fazendo uso do sustentável e correlato de forma supérflua e fútil. Este estudo busca contribuir e alertar a sociedade sobre a verdadeira intenção das empresas que utilizam-se desta prática de greenwashing, na divulgação dos seus produtos e serviços, atrelados às questões ambientais.