RESUMO
Código: 269
Tipo: Artigo Científico
Área: Estratégia
Tema: Estratégia corporativa e competitiva

 

Abrir
Arquivo

 
O Redesing do Business Model Canvas: Uma Análise Sob A Perspectiva da Estratégia Competitiva
 

O presente trabalho teve como intuito incorporar a abordagem da Estratégia Competitiva ao Business Model Canvas (BMC), a fim de transformá-lo em uma ferramenta estratégica que auxilie o empreendedor a compreender a dinâmica competitiva do ambiente em conjunto com a concepção do negócio. Foi utilizada a ferramenta metodológica de análise de conteúdo qualitativa estrutural, fundamentada na relação entre a Estratégia Organizacional na perspectiva porteriana e nos fatores críticos de sucesso dos pequenos negócios encontrados na literatura nacional sobre o tema. Ao considerar que o modelo de negócios não estabelece uma interação com a abordagem estratégica, percebeu-se a necessidade em reformular a estrutura do BMC de forma a incluir tal fator, reduzindo o risco de mortalidade de pequenas empresas. O layout proposto aborda a análise intra-indústria, considerando as influências do ambiente externo. Este estudo caracteriza-se como uma análise preliminar. Cumpre ressaltar, que haverá desdobramentos, pois pesquisas de cunho teórico-metodológico, realizadas em profundidade, serão necessárias para verificar a viabilidade e aplicabilidade de tal projeto de reformulação.